Estudantes conhecem projeto e obra da Arena Pantanal


COPA DO MUNDO
Estudantes e outros segmentos têm a oportunidade de vivenciar a construção de uma das principais obras do Mundial de 2014
Diogo Carvalho/Assessoria

Alunos da Escola Dr Mário de Castro no lançamento do projeto Tô na Arena (Foto: Edson Rodrigues/Secopa)

Faltando dois anos para o início da Copa do Mundo Fifa 2014, a Secopa deu o pontapé inicial do projeto Tô na Arena. O objetivo é oportunizar a comunicação direta com a sociedade, em um ambiente propício ao aprendizado e retenção de informações positivas sobre o andamento do requisito número 1 para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, a Arena Pantanal.

O programa, desenvolvido pelo governo do Estado através da Secopa, abre a oportunidade para alunos de escolas de ensino Médio e Fundamental, estudantes do ensino técnico, universitários e grupos comunitários conhecerem o projeto e o andamento das obras.

A primeira turma de estudantes visitou o canteiro de obras nesta terça-feira (12.06). Os 30 alunos do 9º ano da Escola Estadual Mário de Castro, do bairro Pedra 90, em Cuiabá, participaram de uma palestra sobre a construção da nova e moderna Arena Pantanal, sobre sustentabilidade ambiental, aproveitamento de água e energia, paisagismo e responsabilidade social.

No bate-papo com os alunos, o secretário Mauricio Guimarães salientou a responsabilidade dos jovens no futuro da capital mato-grossense. “Conhecendo melhor o novo estádio e as outras obras e ações que vão melhorar a cidade e a vida de todos, vocês certamente terão orgulho de viver numa das sedes da Copa. Transformar uma cidade para receber o maior evento do mundo é uma tarefa de todos”, disse o secretário.

Maurício Guimarães espera que, assim como os jovens, toda a população possa sentir orgulho de morar em Cuiabá, que daqui a dois anos será uma metrópole mais organizada, com mobilidade facilitada, transporte público de qualidade, turismo consolidado e muitos outros avanços.

Para Reynan Adrian, estudante de 14 anos, visitar as obras de um estádio que vai entrar para a história do mundo é uma grande alegria. “Estou conhecendo um lugar que será palco de grandes jogos da Copa no Brasil. Gosto de jogar futebol e quero fazer parte dessa história”, comentou o garoto que confidenciou que sonha vestir a camisa da seleção pentacampeã de futebol.

Laudineia Silva, professora que acompanhou os alunos no canteiro de obras, contou que a visita foi aguardada com muita ansiedade pelos adolescentes. “Visitar a principal obra da Copa foi muito importante, pois os jovens são difusores de informações, compartilham tudo. É uma grande satisfação acompanhar os alunos nessa experiência única na vida deles. A Copa é o legado que mudará a nossa cidade, tenho muito orgulho de participar como educadora desse processo”, disse.

Após a visita às obras, os alunos puderam colecionar recordações sobre a construção da Arena Pantanal. Um kit com camiseta, adesivo do projeto “Tô na Arena”, cartilha com informações e dicas sobre sustentabilidade foi distribuídos para os alunos.

Projeto “Tô na Arena”

O projeto “Tô na Arena” visa à inserção da sociedade mato-grossense, através de visitas ao canteiro de obras da Arena Pantanal. Por meio destas visitas, a população poderá acompanhar o desenvolvimento da construção da nova e moderna arena multiuso e participar efetivamente da história da Copa do Mundo em Cuiabá.

Os alunos menores de 18 anos participam de palestras e um bate-papo sobre Copa do Mundo e a construção da nova Arena. Já visitantes acima de 18 anos podem percorrer pontos estratégicos do canteiro de obras, além de uma apresentação dos principais aspectos da construção da Arena.

O Projeto “Tô na Arena” receberá inscrições para novas turmas somente através do email: tonararena@secopa.mt.gov.br. Outras informações através do telefone 3637-7643.

Deixe seu Comentário