Escola de Cuiabá ganha destaque na mídia nacional


NOVA ESCOLA
Reportagem publicada na edição de dezembro/janeiro da revista cita ações empreendidas que resultaram em índice zero de desistência
Volney Albano/Assessoria-Seduc

 

Escola Estadual Dom José do Despraiado, localizada no bairro Senhor dos Passos, em Cuiabá, ganhou destaque na mídia nacional como exemplo na alfabetização dos alunos e combate à evasão. A reportagem publicada na edição de dezembro/janeiro deste ano, da revista Nova Escola, cita as ações empreendidas pelos profissionais do ensino que garantiram entre outras conquistas, o índice zero de desistência dos alunos em 2010.

Conforme a matéria, no ano de 2006 entre 50 e 60 alunos da unidade deixaram de freqüentar as aulas, o que representou 10% do total de estudantes matriculados. Entre os motivos citados estavam o histórico de repetência, defasagem idade/série e o descrédito da comunidade em relação à escola.

Para reverter esse quadro de alta evasão os profissionais da unidade promoveram mudanças no Projeto Político Pedagógico (PPP) com inclusão de ferramentas que contribuíram para maior acompanhamento do ensino aprendizagem dos estudantes.

Entre as ações implementadas estão: “o Chat Educativo, focado no desenvolvimento da escrita, que incentivou a troca de cartas pelo correio com alunos de outras escolas” e a Sexta Atrativa, com oficinas que trabalham Matemática e produção de texto, além de música e teatro.

A matéria conta que as experiências positivas foram incorporadas ao programa Mais Educação do governo federal que a escola passou a desenvolver com a participação de alguns alunos em período integral, na unidade. A reportagem cita ainda que a direção da escola passou a adotar critérios rígidos de controle das faltas, bem como maior apoio pedagógico aos alunos com dificuldade de aprendizagem.

 Clique aqui e leia a matéria na íntegra

 

Deixe seu Comentário