Escolas municipais de Cuiabá começam ano letivo no dia 6


VOLTA ÀS AULAS
Alunos terão ainda duas semanas de férias, mas profissionais da educação retomam atividades hoje, com início da Semana Pedagógica
Tharyana Durigon/Assessoria

Aulas nas escolas municipais de Cuiabá começam no dia 6 de fevereiro (Foto: Cleverson Brandão)

As escolas municipais e creches de Cuiabá darão início ao ano letivo no próximo dia 6 de fevereiro. Mas, as atividades acadêmicas começam nesta segunda-feira (23/01), com o início Semana Pedagógica de 2012, evento que antecede o início das aulas. Nesse período o objetivo é oportunizar aos profissionais da educação momentos de estudos, reflexão e busca coletiva de estratégias para a melhoria do ensino ofertado na rede municipal, buscando com isso garantir aprendizagem a todos os alunos. Esse momento é importante para unidade de ensino e já faz parte da sua cultura escolar.

Visando atender a demanda de alunos na capital, a Secretaria Municipal de Educação irá construir e ampliar algumas de suas unidades em 2012. As escolas municipais possuem, em média, entre 10 e 13 salas de aula, atendendo, aproximadamente, 25 alunos em cada turma. Porém, neste ano, novas salas de aula deverão ser construídas a fim de melhorar o atendimento em todas as regiões do município.

A rede municipal de ensino atende 47 mil alunos, número este que vai aumentar em 2012, com inauguração de novas salas de aulas e centros de educação infantil que estão em construção.

Algumas escolas de Cuiabá contam, provisoriamente, com salas de aula alugadas, principalmente as das regiões Norte e Sul. A coordenadora da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar, Conye Maria da Silva Bruno, explica que ‘22 novas salas de aula serão construídas para atender a demanda dos que estão em salas anexas‘, ressaltando que a maioria delas será construída nestes dois pólos (Norte e Sul) a fim de proporcionar aos alunos um ambiente de estudo próprio e mais ampliado, uma vez que estas regiões são áreas de grande expansão demográfica.

Além dos investimentos previstos para aumentar a quantidade de vagas, a construção de novos centros de educação infantil também faz parte do planejamento da Secretaria Municipal de Educação em 2012.

Cuiabá foi contemplada com a construção de 11 centros de educação infantil, sendo que quatro estão em construção e outros sete terão suas obras iniciadas nos próximos meses. Já no mês de fevereiro, será inaugurado a primeira unidade. Trata-se do Centro de Educação Infantil Leonel Brizola, no bairro Liberdade, que oferecerá 224 novas vagas. As outras três unidades em construção contemplarão os bairros Paiaguás, que contará com o Centro de Educação Infantil Antônio Marcos Balbino Rezzene, e deverá ficar pronto até junho deste ano, Passaredo e Pedra 90.

Todos estes centros de educação infantil ofertarão 224 vagas cada um. Na região do CPA, 100 vagas estarão disponíveis na Creche Filantrópica Tia Antonina, que será municipalizada.

Em outubro do ano passado, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, assinou a ordem de serviço para iniciar a construção de sete centros de educação infantil para os seguintes bairros: Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e Pedra 90.

Os centros são construídos por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Com investimentos superiores a R$ 8 milhões, as novas unidades oferecerão vagas da creche à pré-escola (0 a 5 anos).

Deixe seu Comentário