Nilo Póvoas participará pela 2ª vez das Olimpíadas Brasileiras de Robótica


Helenice Stela/Assessoria/Seduc-MT

 

Pelo segundo ano consecutivo a Escola Estadual Nilo Póvoas, de Cuiabá, se classifica para a etapa nacional das Olimpíadas Brasileira de Robótica. Este ano a competição acontecerá nos dias 18 e 21 de setembro, na cidade de São João Del Rei, Minas Gerais.

Os alunos do ensino médio Bruno Silva Afonso, Yuri William Duarte, Welberth Diego Moura e Silva e Ananda Vieira dos Santos, foram classificados com êxito para a etapa nacional, além de Jhony Brás Rocha, que irá competir em Minas Gerais com alunos do ensino fundamental. A classificação se deu após a etapa estadual, no dia 18 de junho, nas dependências da unidade

Na competição estadual, a Organização Brasileira de Robótica enviou aos inscritos uma prova que deveria ser cumprida por um robô criado a partir de kits educacionais e programado pelos alunos. No desafio o robô teve que percorrer uma linha, passar por obstáculos, salvar um objeto que representa uma vítima e fazer o mesmo percurso de volta.

Os projetos foram avaliados pelos professores-doutores Jésus Bueno e Jean Caminha, ambos integrantes do quadro efetivo do Instituto de Ciências da Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Segundo a organizadora da etapa estadual, professora Alexandra Mazei Silva, apesar da greve, a competição foi um sucesso. “Mesmo dispondo de poucos recursos financeiros para a aquisição de equipamentos modernos, a equipe de robótica continua firme treinando para representar dignamente o Estado de Mato Grosso”, disse.

Aluno do 2º ano do ensino médio integrado, Bruno, explica a importância desse tipo de projeto dentro da escola e o incentivo que recebe para planos futuros, “quero cursar ciências da computação, esse ano vou fazer Enem para ganhar experiência. Esse tipo de projeto nos dá experiência e motivação”. Sobre as Olímpiadas: “esse ano estamos mais preparados e estou com ótimas expectativas, alunos de ciências da computação da UFMT tem vindo a nossa escola compartilhar conhecimento, tem sido ótimo”.

Deixe seu Comentário