Lygia Fagundes Telles completa 90 anos


LITERATURA
Portal EBC
Escritora Lygia Fagundes Telles completou 90 anos, dia 19 (Foto: Augusto Canuto/Ministério da Cultura)

Escritora Lygia Fagundes Telles completou 90 anos, dia 19 (Foto: Augusto Canuto/Ministério da Cultura)

A paulista Lygia Fagundes Telles completou nesta sexta-feira, 19, 90 anos. Autora de importantes obras da literatura brasileira, como o clássico As Meninas, Lygia já foi publicada em diversos países como França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, e Suécia. Seus romances também foram adaptados para a televisão, teatro e cinema.

Nascida em 19 de abril de 1923, Lygia passou a maior parte de a infância no interior de São Paulo, onde o pai Durval de Azevedo Fagundes, que era advogado, atuou como promotor público. A mãe Maria do Rosário de Azevedo, era pianista.

Quando cursou a faculdade de Direito do Largo da São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), Lygia conheceu, passou a participar dos debates literários, quando conheceu Mário e Oswald de Andrade, entre outros nomes da cena literária brasileira.

A escritora é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e já foi condecorada com diversas premiações internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Camões, em 2005.

Veja no episódio da série Mestres da Literatura, da TV Escola, uma introdução à obra da escritora.

 

 

Deixe seu Comentário