Semana Sesc de Leitura e Literatura terá homenagem a Manoel de Barros e a presença de Marina Colasanti


SESC ARSENAL
De 23 a 28 de abril crianças, jovens e adultos poderão participar gratuitamente de oficinas, palestras, espetáculos, narração de histórias e leituras de textos literários
Assessoria
Escritora Marina Colasanti será um dos destaques da Semana (Foto: Divulgação)

Escritora Marina Colasanti será um dos destaques da Semana (Foto: Divulgação)

Escritores renomados como Marina Colasanti, José Castello e o promotor de leitura mato-grossense Maurício Leite, que atualmente mora em Portugal, estarão presentes na Semana Sesc de Leitura e Literatura 2013, que acontece de 23 a 28 de abril no Sesc Arsenal, em Cuiabá. Durante seis dias crianças, jovens e adultos poderão participar gratuitamente de oficinas, palestras, espetáculos, narração de histórias e leituras de textos literários.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA SESC CLICANDO AQUI
Entre os destaques da Semana há a palestra “De que realidade estamos falando, quando falamos de realidade?” com Marina Colasanti, no dia 23 de abril às 19h30. A escritora que nasceu no Norte da África e passou parte da infância na Itália antes de vir morar no Brasil publicou mais de 30 livros e em 2011 recebeu o prêmio Jabuti na categoria Literatura Juvenil pelo título “Antes de virar gigante e outras histórias” (Editora Ática).
No dia seguinte, 24, às 19h30, será a vez de José Castello, vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance, em 2011, com Ribamar. Sua palestra encerrará o ciclo de palestras do curso de extensão Manoel de Barros: Vida e Obra com o tema “Manoel de Barros entre gigantes: uma poesia do menor”.
Outro destaque é o promotor de leitura Maurício Leite, que leva os livros até às crianças numa mala colorida, onde cada livro se transforma num pássaro, num coelho, num jacaré, num conjunto de experiências mágicas que nunca mais vão esquecer. Sua participação na Semana Sesc de Leitura e Literatura engloba duas turmas da oficina “Mala de Leitura”(dias 23 e 24 e dias 25 e 26, das 18h às 22h), além da palestra “Uma viagem ao mundo dos livros”, no dia 25/04, às 16h. O seu trabalho nos países de língua portuguesa, valeu-lhe três vezes a nomeação, pela Biblioteca Nacional de Angola, ao Prêmio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), o maior prêmio internacional de literatura infanto-juvenil e promoção da leitura.
Haverá também uma série de oficinas para professores, em especial de língua portuguesa e literatura, alunos de graduação das áreas de ciências humanas e linguagens, bibliotecários, mediadores de leitura das escolas e da comunidade, atores, contadores de histórias. “Leitura dramática – o leitor e o texto teatral” será ministrada por
Fabiano Tadeu Grazioli nos dias 23 a 26, das 18h às 22h. Grazioli é mestre em Estudos Literários (UPF), professor da Faculdade Anglicana de Erechim/RS e Diretor de Teatro. Sua oficina tem como referência seu livro Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor (Ediupf, 2007).
Já a oficina “Leitores: Leitura e Literatura” será ministrada por Maria José Duarte, entre os dias 23 e 25, das 14h às 18h. Duarte é pós-graduada em Literatura Brasileira e idealizadora do Prêmio SESC de Literatura, ação de âmbito nacional que identifica, lança e promove escritores inéditos nas categorias romance e conto, com o apoio da Editora Record.
Maratona de histórias
Os artistas Maurício Ricardo, Cléo Busatto, Eric Chartiot, Cia Arte Negus, Cia Vostraz de teatro, Cia Thereza João, Vinícius Rangel, Alicce Oliveira, Teatro de Brinquedo e Luciene Carvalho se revezarão na “Minimaratona de
Histórias”. As dez apresentações ininterruptas será no dia 25 das 18h às 24h.
No final de semana (dias 27 e 28) haverá ainda o curso “Leitura literária para reencantar a vida e a formação do mediador”, com Cléo Busatto. Ela é escritora, mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura para crianças e jovens. Contadora de histórias, mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investiga a narração oral no meio digital e produz softwares educativos. Suas obras fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o Bologna Children’s Book Fair.
Os professores que desejarem agendar grupos escolares devem entrar em contato pelo telefone: 3616-6922.
Para conhecer a programação completa e gratuita da semana Sesc Leitura e Literatura acesse o site www.sescmatogrosso.com.br.
Agenda

Deixe seu Comentário