Linguajar cuiabano


SUGESTÃO DE ATIVIDADE

Espaço Escolar

Estamos a um mês do aniversário de Cuiabá, e muitas escolas começam a desenvolver atividades relativas à data. Como forma de contribuição, encaminho três vídeos acerca do linguajar cuiabano.

Os vídeos se constituem apenas em uma pequena mostra para subsidiar o trabalho do professor e dos alunos. Uma forma de ampliar o trabalho seria solicitar aos alunos que em grupo, preferencialmente, elaborassem um dicionário com palavras e expressões do linguajar cuiabano. Como passo seguinte, poderão elaborar histórias em diferentes gêneros textuais – gibis, contos, teatro, vídeo.

Entrevistar falantes do linguajar cuiabano e linguísticas poderá ampliar de forma consistente a pesquisa.

Vamos aos vídeos:

O primeiro vídeo é um trecho do programa ‘É bem Mato Grosso”, da TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso.

 

O segundo vídeo, com o quadro “Cuiabania”, da TV Canal 10, afiliada da Rede Record em Cuiabá.

 

O terceiro vídeo, de caráter acadêmico, analisa aspectos morfossintáticos e o prestígio social do linguajar cuiabano, bem como a influência das correntes migratórias.

 

Estes três vídeos constituem-se apenas em uma pequena mostra do vasto material disponível na internet acerca dos temas cuiabania ou linguajar cuiabano.

Como exemplo de outras pesquisas na internet, sugiro o ótimo  artigo Liguadjá Cuiabanês, da pedagoga Ivana Schäfer.

É preciso lembrar que na Universidade Federal de Mato Grosso é possível encontrar também bastante material, tanto na Biblioteca Central, quanto no Nedhir e na Editora.

Deixe seu Comentário